domingo, 8 de junho de 2014

Da Série: Cobrança errada e IOF

Complicado é comprar passagem aérea.

Porque você passa dias, até meses pesquisando o melhor preço da passagem e cias aéreas.

Quando você encontra a cia aérea adequada, com um preço que vale à pena, você não pensa duas vezes: é essa.

Ainda mais quando ela é uma das cias aéreas mais premiadas do mundo.

E no dia 20/05/2014, começa a saga para comprar a passagem aérea.

Como o destino é Atenas, partindo de São Paulo, há poucas opções aéreas. A que escolhemos foi a Etihad, uma porque foi a que mais nos atraiu e outra porque pretendemos passar 3 dias em Abu Dhabi.

A cia tem o site com uma versão em português, totalmente intuitiva. Não há como se perder.

Efetuamos a despesa em cartão de crédito, à vista, EM REAIS.

Tudo lindo, estávamos no aguardo apenas do valor ficar disponível em fatura.

Pois bem, três dias após fui verificar a fatura e minha surpresa:

- Valor em Reais, mas R$ 300,00 mais caro do que efetivamente compramos;
- Valor da despesa em Dólar;
- Valor de IOF exorbitante, considerando a taxa cambial.

Claro que a primeira reação foi rir de nervoso. Mas toca ligar para a cia aérea, que apesar de ser dos Emirados, tem um atendimento poliglota.

O rapaz que nos atendeu falava um português mais ou menos (tipo meu inglês), mas esforçado para nos compreender. 

Assim, ele informou que o preço cobrado pela cia aérea é o que vem descrito no bilhete - que sim, recebemos eletronicamente - e que a responsabilidade do valor cobrado era do banco.

Dessa forma, tocamos para fazer a reclamação junto ao Banco, enviando os seguintes anexos na reclamação:

- Print Screen do SMS recebido do valor realmente cobrado no cartão de crédito;
- Recibo do bilhete eletrônico.

Claro que a Dan preferiu ligar na Central do Cartão de Crédito, mas a resposta foi a mais frustrante possível (sorry, Dan rs).

Dessa forma, a primeira reclamação foi resolvida. Ou seja, foi estornada a diferença cobrada com a conversão do dólar para o valor que realmente compramos a passagem. Essa valor foi de mais ou menos uns R$ 120,00.

Nessa altura do campeonato, a Dan já estava brava, para não utilizar uma palavra de baixo calão, com a resolução picada: estornam a diferença, mas não estornam o IOF.

O que ela sugeriu foi cancelarmos a passagem via cartão de crédito e comprarmos via cartão de débito.

Mas persistente que sou e conhecedora das tratativas do Banco, insisti mais uma vez e fiz nova reclamação sobre o IOF.

Assim, depois de uns 10 dias de reclamações, finalmente estornaram o valor do IOF, aproximadamente uns R$ 185,00.


LIÇÕES APRENDIDAS:

- Comprar a passagem com cartão de débito;
- SE comprar com cartão de crédito, assegurar que a despesa foi efetuada em REAIS, para que não ocorra conversão de dólar e você tenha surpresas desagradáveis;
- Cuidado ao efetuar despesa em sites internacionais. 






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