segunda-feira, 2 de junho de 2014

Da Série: Destination Anywhere

Há tantos lugares no mundo. Uns mais pacíficos, outros mais badalados, outros mais conservadores, outros cheios de história.

Fica até difícil decidir entre tantos lugares belos, exóticos, cinematográficos.

Fácil dizer que o eixo mais procurado por brasileiros é o da América do Norte e Europa.

Quanto a América do Norte, virou moda novamente visitar Orlando. De lá, Disney e um pulo no Bahamas. E se ainda der, cruzar os EUA, indo fazer uma paradinha em Las Vegas.

Há ainda quem prefira visitar o Canadá. Depois dar um pulo (sem duplo sentido) nas Cataratas do Niagára e depois esticar em Nova Iorque.

Sempre há o que se fazer na América do Norte, apesar de eu não estar na lista dos que figuram por conhecer a Disney ou qualquer outra parte de lá de cima.

Quanto a Europa, Paris parece ser um destino bem procurado, assim como Londres, Barcelona, Roma. Talvez um pouco de Amsterdã, Madri e Berlim.

Mas a Europa tem uma história rica. O Velho Continente atrai por diversos motivos: luxo, glamour, castelos, histórias de guerra, cenários medievais.

A Europa tem um contexto que os demais continentes, penso eu, nunca terão. A nossa história passou, passa e passará por ali. É praticamente o centro do mundo.

Há ainda destinos visitados mas em que as pessoas torcem o nariz quando você fala: Viena, Budapeste, Cracóvia e Varsóvia, Praga, Plzen. Até Transilvânia.

Mas como eu disse antes, essa parte do mundo exala História. A História contada por seus moradores.

Nada mais interessante do que estar em um bairro totalmente judeu de Budapeste e poder conversar com quem já esteve em um Campo de Concentração. Uma coisa é conhecer a história pelos livros. Outra coisa bem diferente é escutar a história por quem a vivenciou. Ver que aquelas pessoas carregam cicatrizes de uma história que jamais poderá ser apagada de seus seres.

Há coisas em que não adianta você ver por foto, ler em livros, assistir em filmes. Você precisa vivenciar, sentir a energia do lugar, se misturar ao povo da terra que você visita.

Não sei qual é o destino de vocês para uma próxima viagem. Mas eu já decidi o meu.

Um comentário: