segunda-feira, 2 de junho de 2014

Da Série: Madness

Como ficar louca como uma viagem?

Simples: selecione os lugares em que você gostaria de ir. Faça roteiros mirabolantes. Ache alguém que compartilhe da sua vontade. 

Defina um orçamento. Refaça o roteiro baseado nesse orçamento. Reduza o orçamento. Reduza também o roteiro. Não dá para fazer 8 países da Europa em 30 dias e ganhar com isso. Algo se perderá.

Repense novamente no orçamento. Esqueça os 8 países e as 20 cidades que você gostaria de visitar. Considere outra possibilidade.

Dentro dessa outra possibilidade, considere o orçamento. Talvez aumente um pouco, mas ainda assim estará mais dentro das possibilidades do que os 8 países.

Entre no Skyscanner. Procure as passagens mais baratas. Associe-se a um programa de fidelidade de hotéis ou de cias aéreas. Junte pontos onde puder: cartão de crédito, cartão de débito, postos de gasolina.

Cadastre-se no TripAdvisor. Leia 24092749320 resenhas sobre hotéis na região em que deseja ficar. Leve em consideração o bairro, apesar do preço. Nem sempre é o melhor custo x benefício.

Acompanhe diariamente os preços do Booking e não se sinta pressionado(a) por ele mandar avisos que há 934834324 pessoas procurando por aquele hotel, que a última reserva foi há tantos minutos atrás e que há possibilidade daquele hotel ficar indisponível.

Utilize seus pontos do programa de fidelidade para cortar custos com hotel, já que se você não viaja muito de avião, vai ser difícil conseguir uma passagem prêmio. Garanto, é uma alternativa para aqueles pontos que irão expirar e você não sabe o que fazer para não perdê-los.

NÃO DEIXE EM HIPÓTESE ALGUMA para comprar passagens em cima da hora. Além de ser mais caro, você ficará com os piores assentos possíveis.

CUIDADO NA HORA DE COMPRAR AS PASSAGENS ON LINE. Se o site da cia aérea for internacional, tenha a certeza de que está comprando em Reais e não em Dólares, Euros ou afins. Há sempre a opção de a despesa ser lançada erroneamente em seu cartão de crédito, fazendo conversões malucas e um IOF absurdo (mais detalhes sórdidos em breve).

Tente não se estressar com preço de aluguéis de carros. Calcule o combustível. Veja se precisará MESMO de um veículo. Considere muito se deslocar na cidade que vai visitar de transporte público. Claro, se achar antes um mapa decente do transporte da cidade.

Faça uma planilha com seu roteiro e orçamento: mapa, calendário, o que fazer e em qual data, custos, etc (subo o exemplo da minha assim que possível).

Acredite, você terá até pesadelos com isso. De aviões dando piruetas no ar a você se deslocar de Portugal para Romênia, num passe de mágica.

E no final, você terá a melhor recompensa de todas: a sua memória daquela viagem.

2 comentários:

  1. Ainda mais qdo sua cia d viagem fica furiosa pq a cobranca da passagem vem errada no cartao d credito ai ela diz: vms cancelar essa compra agora e comprar a vista kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Vou escrever sobre esse perrengue. Nós e o IOF.rs

    ResponderExcluir